Redes sociais: é assim tão dificil?

Vamos ser sinceros. Todos nós usamos redes sociais, certo? Afinal de contas já estamos em 2019 e o Facebook já existe há 14 anos. Até o instagram e o twitter já cá andam há uns anos! Todos nós sabemos como funcionam, certo?

E se eu disser que o Facebook é mais ativo à sexta-feira? Ou que as melhores horas para partilhar conteúdo costumam ser a hora de almoço e os serões? 

A verdade é que todos nós usamos redes sociais. Mas poucos de nós sabemos tirar o melhor partido delas.

1. Não adormeça na praia

Um dos maiores erros que grande parte dos negócios comete assim que abre atividade é criar contas em todas as redes sociais, fazer um ou dois posts em cada uma e acabar por nunca mais utilizar qualquer uma delas. Isto é quase equivalente a pagar o ginásio o ano inteiro e ir lá nas primeiras duas semanas de Janeiro.

2. Crie uma relação com a sua audiência

A verdade é que é muito fácil publicar coisas nas redes sociais. A dificuldade está em encontrar o equilíbrio entre as coisas que nós queremos publicar, e as que a nossa audiência quer ver. Para isso é muito importante estar atento às reações da sua audiência às diferentes coisas que partilha.

3. Seja honesto

Com tantas empresas online o público em geral tem-se tornado um pouco “alérgico” a contas de redes sociais que estão constantemente a tentar vender algo. A melhor abordagem que pode ter nas suas redes é a autenticidade. Não há nada que um cliente goste mais de ver  que os bastidores da sua empresa e sentir-se envolvido no que experiencia no seu dia-a-dia.

4. Imagens, imagens e mais imagens!

Nós somos criaturas visuais! Lembramo-nos de imagens e do seu significado muito mais facilmente do que qualquer outra coisa. E como é natural publicações com imagens têm muito mais sucesso do que publicações apenas com texto. 

Lembre-se: é sempre melhor mostrar que contar!

5. Se uma imagem vale mais que mil palavras, então e um vídeo?

Os vídeos são facilmente o tipo de publicação que melhores resultados tem em qualquer rede social. Nos dias que correm quase que estamos programados para fazer scroll infinito nos nossos telefones, mas a verdade é que costumamos abrandar quando aparece um vídeo. E se os primeiros segundos forem interessantes ficamos a ver.

Seja qual for o tipo de vídeo certifique-se apenas de que é algo relevante para a sua audiência. Com certeza que terá ótimos resultados!

6. Os seus concorrentes já lá estão

Não é fã das redes sociais e acha que não são relevantes para a sua empresa?

Faça então uma pequena pesquisa antes de tomar qualquer decisão. A verdade é que a probabilidade dos seus concorrentes já lá estarem é muito alta. E se os seus concorrentes lá estão, o seu negócio devia estar também. Sem uma presença online ativa é muito difícil que novos clientes o encontrem. A presença online é o novo “passa palavra”.