10 conselhos para melhorar o Facebook da sua empresa

O Facebook já está nas nossas vidas desde 2004 mas isso não significa que, por já o conhecer-mos à tanto, saibamos navegar nele como peixes na água. A verdade é que com as frequentes atualizações e novidades é necessário estar continuamente em formação sobre como gerir as suas páginas de Facebook para poder aproveitar tudo o que de novo e bom tem para oferecer.

Apesar das constantes atualizações existem princípios base que deve ter em conta e que não dependem de funcionalidades novas. É sobre essas bases que nos vamos debruçar hoje pois sem elas não faz sentido passar à fase seguinte.

Aqui ficam os nossos conselhos base para a página de Facebook da sua empresa.

1 – Fotografia de perfil

A fotografia de perfil é tão simples que quase parece ridículo ser o primeiro assunto de que falamos. Mas a verdade é que apesar de simples é de extrema importância. Numa pesquisa o nome da sua página e a fotografia de perfil são a primeira coisa que os utilizadores vão ver. Certifique-se de que coloca o seu logótipo com qualidade para que as pessoas não tenham dúvidas de que a sua página é a página “certa”.

2 – Imagem de capa

A imagem de capa ocupa grande parte do ecrã assim que alguém entra na sua página. Por isso é muito importante que faça uma utilização inteligente desse espaço. Um dos fatores que tem de ter mais atenção ao preparar uma imagem de capa é certificar-se de que tem qualidade. Todos nós nos cruzamos com más imagens nas capas de páginas, e a única impressão que nos deixam é a sensação de desleixo da parte dessas empresas.

Nota: As dimensões da fotografia de perfil e da imagem de capa são atualizadas com frequência por isso antes de fazer upload faça uma pesquisa rápida no Google para verificar as dimensões que o Facebook está a utilizar. Se ainda assim tiver dúvidas e achar que prefere delegar essa tarefa a pessoas treinadas tenha a certeza que é um dos melhores investimentos que pode fazer a nível de Design, devido ao carácter permanente e visível das imagens de capa e de perfil.

3 – Conteúdo visual é muito importante no Facebook

Pense sobre o última vez que navegou no Facebook. Quantas vezes parou de fazer scroll? E quantas dessas vezes parou para ver melhor uma imagem ou um vídeo?

Pois é. A verdade é que todos nós prestamos muito mais atenção a posts com imagens ou vídeos do que a posts apenas com texto. O nosso conselho? Mesmo que tenha algo para dizer na forma escrita, acompanhe sempre os seus posts com algo visual. Garantimos que terá muito mais alcance e interação com a sua audiência.

4 – Adicione um botão “Call to Action” à sua página.

O Facebook permite que tenha um botão customizado logo por baixo do cabeçalho que vale a pena investigar e perceber quais das possibilidades são relevantes para o seu negócio. Desde ligar, enviar email ou criar um link para a sua página web, as possibilidades são muitas e interessantes!

5 – Acerca do “Sobre”

A secção “Sobre” da página pode parecer pouco importante quando pensamos no quão pouco visível é, mas um cliente interessado irá sem dúvida consultar esta área por isso é muito importante que faça uma descrição cuidada do seu negócio, da sua história, objetivos da empresa… Tudo o que considere relevante!

6 – Planeie o seu conteúdo.

A pressão de publicar e manter as suas redes sociais ativas quando não sabe o que vai partilhar pode tornar-se muito elevada. Gerir uma rede social torna-se muito mais fácil se pensar nos seus posts com antecedência. Seja semanal, quinzenal ou mensalmente pense nos seus posts e prepare o seu conteúdo com tempo. Vai ver que tudo se torna mais fácil.

Dica: Existem várias plataformas gratuitas que pode utilizar para preparar os seus conteúdos e que até pode partilhar com os seus colegas de trabalho. Desde um simples ficheiro no Google Drive (ou até mesmo um calendário!) a algo mais dinâmico como por exemplo o Trello, as opções são muitas e pode adaptá-las facilmente às suas necessidades.

7 – Agende os seus posts!

O dia-a-dia pode tornar a manutenção das redes sociais uma tarefa difícil. No entanto se agendar os seus posts (por exemplo de semana a semana) tem a garantia de que tudo o que quer publicar será publicado a tempo e horas.

8 – Perceba quais os dias e horas indicados para chegar à sua audiência!

Uma parte muito importante das redes sociais é perceber quando é que a sua audiência está mais ativa e quais são os melhores dias (e momentos dos dias!) para publicar. Colocar conteúdo com frequência no Facebook ajuda a que a sua audiência confie mais em si. No entanto também é importante não colocar conteúdo com demasiada frequência! O objetivo é cativar o seu público alvo e não aborrecê-lo com demasiados posts nos seus feeds.

9 – Fixe posts importantes no topo da sua página!

Imagine que tem uma semana cheia de posts agendados pela frente. No entanto o primeira da semana é o mais importante de todos e gostava que durante essa semana todos os seus clientes vissem o que publicou na segunda feira de manhã primeiro. Basta fixar esse post no topo da página. Assim, independentemente das coisas que publique a seguir e durante o tempo que quiser esse post de segunda feira de manhã será o primeiro que os seus clientes vão ver.

10 – Aprenda com os erros

Para chegar ao sucesso não há nada melhor que trabalhar e aprender com os erros. Só não consegue chegar onde quer quem não tenta, por isso, não fique na praia! Jogue-se ao mar e vai ver que em menos de nada vai sentir-se como um peixe na água.

Esperamos que estes conselhos tenham sido úteis para reformular a base do seu Facebook. Qualquer questão não hesite em falar connosco!